sexta-feira, 10 de julho de 2020

Tribunal de Contas da União negou pedido do Ministério Público para suspender a prorrogação do auxílio emergencial de R$ 600 até que o governo apresentasse estudo de impactos fiscais.

Sugestões, Criticas e Informações Envie-nos Atravéz Facebook,  Instagram e Youtube
 WhatsApp (99) 98811-3010 e (99098809-4761


O Tribunal de Contas da União negou pedido do Ministério Público para suspender a prorrogação do auxílio emergencial de R$ 600 até que o governo apresentasse estudo de impactos fiscais.

 Em decisão desta quinta-feira (09), o ministro Bruno Dantas disse que “a urgência e a finalidade assistencial do auxílio emergencial requerem um menor rigor no que diz respeito às exigências para sua operacionalização e implementação”. 

O pedido de suspensão foi apresentado ao TCU semana passada. Na representação, o Ministério Público disse que o governo não apresentou o impacto que a prorrogação do pagamento teria no equilíbrio fiscal do país, o que viola a Lei de Responsabilidade Fiscal. 

Mas, segundo o ministro Bruno Dantas, embora o governo tenha atenuado as medidas de isolamento social, a continuidade do pagamento do auxílio é de “notória necessidade”. 

“Não se pode perder de vista que o auxílio emergencial, como o próprio nome diz, é um gasto eminentemente social implementado em caráter de urgência para garantir a sobrevivência de dezenas de milhões de pessoas que foram abruptamente surpreendidas pelas medidas de isolamento social adotadas na tentativa de conter a propagação do novo coronavírus”, escreveu Bruno Dantas, na decisão. 

O ministro também determinou que o pedido do MP seja anexado a outro processo, que acompanha os gastos do governo no combate à pandemia e os impactos fiscais dos programas.

Na prática, foi como se arquivasse a representação do MP: o processo de acompanhamento dos gastos com a pandemia de Covid-19 só será julgado “no momento pós pandemia”, disse Dantas na decisão.

Acadêmico de Pedagogia Pela UEMA- Universidade Estadual do Maranhão: EDMAR ANDRADE Representa a Cidade Maranhense Lago Verde no IX CONEDU - Congresso Nacional de Educação em João Pessoa -PB

                  CANAL DO LUIZ CARLOS NO YOU TUBE                          LUIZ CARLOS DA MIDIA NO KWAI   JOÃO PESSOA-PB: Jovem  Acadêmico ...