segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

PPL SE FUNDE AO PC DO B E FORMAM PC DO B PATRIA LIVRE

Denuncias, Sugestões, Criticas e Informações Envie-nos Atravéz TwitterFacebook e 
 WhatsApp (99) 98841-3337

Neste domingo (2) foi oficializada a incorporação do Partido Pátria Livre (PPL) ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB). O ato, que  ocorreu na sede do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo, seguiu-se à decisão, t omada no sábado (1) pelo Congresso Nacional do PPL e pelo Comitê Central do PCdoB neste sentido (veja reportagem abaixo).

Dirigentes cantam o Hino Nacional antes de iniciarem os trabalhos de unificação PCdoB/PPL

Com essa decisão, os dois partidos superam a cláusula de desempenho, arbitrariamente instituída com o objetivo de afastar da política os partidos com menor poder econômico.

Tanto Sérgio Rubens quanto Luciana Santos, presidentes do PPL e PCdoB, respectivamente, ressaltaram, durante a solenidade, que esta decisão representa uma resposta contundente aos planos da extrema-direita de atacar a democracia para intensificar a exploração do povo e entregar o Brasil ao capital estrangeiro.

A união PCdoB/PPL, segundo eles, representa o fortalecimento do campo da oposição e facilitará a construção de uma ampla frente democrática contra o obscurantismo, o entreguismo e os ataques à democracia.

Estiveram presentes ao ato centenas de lideranças políticas sindicais, da juventude, das mulheres, da negritude e outras, dos dois partidos, agora unificados.

Plenário aprova por unanimidade a unificação dos dois partidos

Membros integrantes do Comitê Central do PCdoB e do Diretório Nacional do PPL aprovaram por unanimidade a incorporação do PPL ao PCdoB e a constituição da nova direção partidária.

O PCdoB realizará um Congresso Extraordinário em março para concluir oficialmente o processo de incorporação.

Dois postulantes à Presidência da República, Manoela D’Ávila, que inicialmente se lançou pré-candidata a presidente pelo PCdoB e depois foi candidata a vice na chapa de Fernando Haddad, e João Goulart Filho, que se candidatou a presidente pelo PPL, estiveram presentes. O jurista Léo Alves, que concorreu à vice de João Goulart, também participou da solenidade. Dirigentes históricos do PCdoB, como Aldo Arantes e Haroldo Lima, além de Renato Rabelo, prestigiaram o evento e apoiaram a unificação.

Foram feitas saudações por parte de representantes dos dois partidos e o ato foi encerrado com as falas de Sérgio Rubens Torres e Luciana Santos. Ao final os presentes se confraternizaram e pousaram para uma foto histórica do encontro (foto principal).



PPL e PCdoB se unem em defesa da democracia e do Brasil



O Partido Pátria Livre (PPL) aprovou por unanimidade, em Congresso Nacional realizado neste sábado, em São Paulo, a sua incorporação ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Por sua vez, nesta mesma data, o CC do PCdoB também aprovou a incorporação do PPL.

A unidade entre os dois partidos visa, como destacou o presidente do Pátria Livre, Sérgio Rubens Torres, “o fortalecimento dos patriotas que desejam manter as liberdades democráticas no Brasil”. Luciana Santos, presidente do PCdoB, reiterou os termos dessa nota para embasar a defesa que fez da aprovação da incorporação do PPL ao PCdoB. Salientou, também, que as conversações que propiciaram esse processo de união se deram em elevado nível político.

O objetivo dos dois partidos é liderar, tanto no Congresso Nacional, quanto na sociedade em geral, a formação de uma ampla frente democrática para impedir que o obscurantismo e o retrocesso institucional se instalem no país a partir do início do governo reacionário de Jair Bolsonaro. Já está sendo articulada no Senado Federal a formação de um bloco parlamentar de oposição com vistas à defesa da democracia e o combate à corrupção.

Comitê Central do PCdoB

A unidade dos dois partidos se soma à intenção de várias personalidades de vários partidos (p. ex., Ciro Gomes, do PDT, Marina Silva, da Rede, Carlos Siqueira, do PSB, Orlando Silva, do PCdoB) de que é necessário formar “um novo campo político”, um novo “movimento democrático”, um “bloco democrático”. Segundo a avaliação da direção do PPL e do PCdoB, a situação de risco à democracia já era evidente com a eleição de Bolsonaro, mais nítido ainda fica esse risco com os nomes até agora conhecidos que irão compor o governo que começa em janeiro.

Neste domingo será realizada reunião conjunta das duas direções, do PPL e PCdoB, para a formalização da unificação. O encontro será realizado na sede do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo. Segue e nota de convocação do encontro, assinada pelos presidentes dos dois partidos.

Nota conjunta PCdoB/PPL

“A eleição de Jair Bolsonaro, da extrema direita, coloca em alto risco a democracia, a soberania nacional e os direitos do povo brasileiro.

“Face a essa realidade, impõe-se a união das mais amplas forças políticas, sociais, econômicas e culturais para empreender a resistência e exercer a oposição, tendo como convergência a defesa da democracia, da Constituição de 1988, dos direitos dos trabalhadores e dos interesses nacionais.

“Diante desse quadro e visando a cumprir suas responsabilidades com o Brasil e seu povo, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e o Partido Pátria Livre (PPL) iniciaram um elevado diálogo, buscando uma solução política e jurídica para atender às exigências, na forma da lei, de superação da cláusula de desempenho – e assim criar as condições para seguir cumprindo um papel relevante na busca de soluções para o Brasil, particularmente nesse período de resistência democrática em que ingressamos.

“Desse diálogo frutífero, veio a convicção de que as duas legendas, em relação ao presidente eleito e ao seu futuro governo, têm o entendimento comum, a visão tática confluente de que é preciso agregar, sem hegemonismos ou imposições, um leque amplo de forças para empreender a resistência, a oposição e a luta contra o retrocesso e o obscurantismo. As conversações também ressaltaram as afinidades programáticas entre os dois partidos.


Acadêmico de Pedagogia Pela UEMA- Universidade Estadual do Maranhão: EDMAR ANDRADE Representa a Cidade Maranhense Lago Verde no IX CONEDU - Congresso Nacional de Educação em João Pessoa -PB

                  CANAL DO LUIZ CARLOS NO YOU TUBE                          LUIZ CARLOS DA MIDIA NO KWAI   JOÃO PESSOA-PB: Jovem  Acadêmico ...